7 de mar. de 2011

Koji Morimoto



Nome: Koji Morimoto (森本晃司) 

Data de Nascimento: 26/12/1959
Local de Nascimento: Wakayama, Japão
Profissão: Animador e diretor de Anime


Consagrado por muitos pelo seu sucesso em Memories de Otomo Katsuhiro no segmento Magnetic Rose e Animatrix beyond, Koji Morimoto teve seu reconhecimento conhecido por todo o mundo sendo considerado um dos mais importantes animadores do Japão.

Koji Morimoto possui uma relação muito especial com a música. Produziu video clipes para a banda Glay, Kicell e the bluetones e as cantoras Ayumi hamazaki e Utada Hikaru. Koji também é conhecido por ter negado vários projetos, dedicando uma boa parte do seu tempo em storyboards e pesquisas de elementos gráficos.

Talvez uma de suas maiores aspirações para ter se tornado um animador foi o contato com os trabalhos de Takashi nakamura, o qual posteriormente trabalharia em conjunto nos filmes Akira de Otomo Katsuhiro e Robot Carnival. Ele ainda tenta manter o que ele chama de "tensão" em seu trabalho, misturando energia, entusiasmo e motivação.

Seus Trabalhos

1979 - Graduou-se na escola de Design de Osaka. Alguns meses depois trabalharia como animador na serie de TV ice wo nerea pelo estúdio Annapuru. Nesse ano também conheceu Takashi Nakamura.

1979-1980 - Atuou como animador do filme Makoto-chan dirigido por tsutomo shimayama.

1981-1983 - Ao longo desses três anos Koji Morimoto se dedicou na animação de três Filmes e dois series de tv, entre elas se destacaram Cobra, Tomorrow's Joe e Golgo 13. A serie Cobra teve um destaque fundamental nos anos 80, surgindo em torno do mangá vários segmentos dos quais repercutiriam pelo ocidente, com o lançamento do filme space Adventure Cobra, deu a oportunidade para Koji trabalhar na produção do Storyboard.

1984-1985 - Nos dois anos Koji trabalhou em mais dois seriados de TV e quatro filmes de animação sendo eles Lensman, Galactic patrol lensman, Macross, hokuto no ken, Kamui no Ken e boddy ni kubittake. Nesse período, Koji já decidira largar o emprego e passar a ser animador Freelancer.

Seu trabalho se tornou cada vez mais incomum com o tempo. E o que melhor ilustra a fase do animador nesse momento são as cenas de Macross Plus produzido em 1994.

1986 - Koji, juntamente com o produtor Eiko Tanaka, fundaram o Studio 4 ° C, onde passou a ser Diretor de Animação. Desde então, Koji tem-se centrado quase exclusivamente no seu trabalho de direção.

1987 - Iniciou sua carreira de Diretor em um dos curta-metragnes do filme Robot Carnival no segmento "Franken Gears". Esse filme foi importante na futura carreira de Koji como diretor, uma vez que com o apoio de Otomo Katsuhiro passaria a participar de importantes obras do mesmo.

Nesse mesmo ano Koji trabalhou na animação de dois filmes, Dirty Pair Project Eden com a animação de abertura e Meikyuu monogatari Manie Manie.

1988 - Convidado por Otomo, Koji trabalhou como co-diretor de animação do lendário filme Akira. Um dos grandes sucessos mundiais do mundo do Anime. A partir de então o trabalho de Koji passaram a ter destaque mais tarde sendo convidado para mais uma produção de Otomo, mas agora como diretor.

1989 - Koji trabalhou com a animação de kiki's delivery services dirigido por hayao Miyazaki, Sendo o quarto lançamento feito pelo Studio Ghibli. Também trabalhou na abertura de City Hunter 3 e atuou como produtor de Gakideka.

1991 - Koji Morimoto produziu o filme fly! peek the whale! o qual também escreveu. Koji também trabalhou na animação Roujin Z escrito por Otomo Katsuhiro.

1993 - Produziu o Segmento Hero do OVA Ai Monogatari.Depois tambem dirigiu Jack to mame no ki, um clássico das literaturas européias.

1995 - Participou da Antologia Memories Produzido pelo Otomo Katsushiro sendo um dos diretores dos três seguimento do filme, Magnetic Rose. Este foi Alvo de Grande Criticas positivas, sendo considerado um show de efeitos especiais, e trazendo em sua obra referências de filmes clássicos como Solaris, 2001: Uma Odisséia no espaço e madamme Butterfly.

Nesse ano Koji iniciou o seu trabalho na área da Musica como Diretor, produzindo o Video Clipe "Extra" de Ken Ishii.

1996 - Foi diretor do Clipe de Demonstração Tobira o Akete.

1997 - Koji produziu o curta-metragem Noiseman sound Insect e a serie de TV eternal family produzido, roteirizado e desenhado por ele mesmo. Ambas as Animações apresentam uma carga enorme de criticas sociais seguindo um pensamento Clássico do real fantástico.

Koji também participou no design do cenário do Steamboy de otomo Katsuhiro.

1998 - Produziu o Video Clipe "4-Day Weekend" dos Bluetones. koji também produziu o curta-metragem Hustle! tokitama-kun.

1999 - Foi feito a produção do Video Clipe "servival" da Banda Glay direcionado por Koji. Ele também dirigiu o pilot de Tekkon kikurito, uma adaptação do manga de Tayo Matsumoto, o pilot teve 5 minutos de duração.

2000 - Com um ano bastante movimentado, koji passou a trabalhar também com comerciais, em destaque a abertura da MTV Japan TOP 20. A animação representava uma cidade reto-futurista, onde o diretor misturava de forma divertida, personagens modernos com tradicionais. Le saunda, dirigido por ele, foi um comercial de uma empressa de Sandalias em Hong Kong. Este anúncio venceu a categoria Prata Clio "Computer Animation" no Clio Awards2001.

Koji também dirigiu Urarochi Diamond, uma mini série de 24 episódios em preto e branco tendo a duração de um minuto cada. Em Digital Juice, é apresentado um curta-metragem por Koji, chamado kuchu Izakaya. É uma animação em 3D com atores reais em que os personagens enfrentam incrustados objetos.E trabalhou na animação do OAV Blue 6.

Apesar de seu grande reconhecimento no japão, seus filmes tinham sido ignoradas fora do japão. Isso mudaria Futuramente com o avanço de suas animações.

2002 - Foi produzido um clipe animado de Morimoto. O clipe Mix Juice é a mistura de imagens do Estúdio 4°C e imagens de obras de morimoto, misturadas com uma cadeira frenética. um vídeo inédito cujo verdadeiro titulo é Jigen Loop - SOS Rescue verson. Neste se incluía um clipe animado o qual foi feito para o clipe Yakan Hiko da banda Kicell, porém não foi tornado oficialmente como um clipe.

Koji Dirigiu o comercial publicitário para a Gameboy, do Game Rockman X 3.

2003 - A conquista mais recente de Koji, The Animatrix - beyond, conseguiu uma independência das influencias pesada dos irmãos wachokis. Beyond é um dos nove curta-metragens exibidos na Antologia The Animatrix.o Filme os tras uma poetica, luminosa, que nos mergulha em uma historória simples, mas atmosfera e ritmo irresistivel. No mesmo ano Koji produziu o video clipe da Ayumi Hamasaki "Connected" Explorando mais uma vez todos os seus estudos com as cores, relembrando muito com o estilo de Otomo em Akira.

2005 - Koji foi convidado para dirigir dois videos clipe da cantora Hikaru Utada "Passion" e "you make me want to be a man".

2007 - Koji participou na Direção de Genius Party, uma antologia de curta de animação do Studio 4ºC com o mesmo Titulo. Atuou juntamente com Atsuko fukushina.

2008 - Fizeram uma continuação chamada Genius Party Beyond e incluiu a maioria dos filmes que foram terminadas, mas não incluídas no Original Genius Party, entre eles Bomb Dimension, uma curta metragem produzida por Koji.

Esses trabalhos foram os destaques da vida de Koji Morimoto, nao se tem noticias de novos trabalhos ou de grandes produções realizado por Koji.

Tradução e Adaptação por: Jose J. R. Bazán

Nenhum comentário:

Postar um comentário