17 de out. de 2010

Katsuhiro Otomo


Nome: Katsuhiro Otomo(大友克洋)
Data de Nascimento: 14/04/1954
Local de nascimento: Miyagi, japão
Profissão: Autor e diretor de Anime e Mangá.

Katsuhiro Otomo é conhecido por ter criado o Mangá Akira (1982 - 1990) e a sua adaptação que se tornou extremamente famosa e influente. Otomo também dirigiu ações de filme, como Mushishi (2006), uma adaptação do mangá para a vida real.

Como um adolescente que cresceu dentro do “turbulento” anos sessenta, ele era rodeado pelas manifestações de estudantes e trabalhadores contra o governo japonês. Este período de mudança é que fez para o Japão o que é - Um Japão que é um contraste adiado à era de ocupação que aconteceu depois da II Guerra Mundial. As revoltas, demonstrações, condições caóticas globais deste tempo serviriam como a inspiração pelo melhor Trabalho conhecido dele, Akira.

A animação deste período (especialmente da Tokyo Animation Studios, Mushi Production e Toiei Doga) estava Influenciando o jovem Otomo, juntamente com os quadrinhos Europeus. Otomo desenvolveu um estilo de arte realista que eventualmente, revolucionou a forma de desenhar mangá, no Japão. Trabalhos como Gigantor, Astro Boy e Hols: Prince of the Sun ajudaria Otomo para uma carreira em animação.

Em seu trabalho ainda existem fortes influências advindas dos Estados Unidos. Otomo sempre foi fã de filmes americanos como Five Easy Pieces e Easy Rider, e, serviram como inspiração para Shotaro Kaneda e as Gangues em Akira.


SEUS TRABALHOS

04 de outubro de 1973 - O primeiro trabalho profissional Otomo - A GUN REPORT - apareceu na revista semanal ACTION. A peça foi uma adaptação da novela de Prosper Mérimée Mateo Falcone. Otomo passou a criar uma série de shorts autossuficiente para a ACTION durante os poucos anos seguintes, tendo em sua mão uma grande variedade de temas e gêneros, incluindo humor, histórias de guerra e peças históricas. 


1974 - Otomo conseguiu a sua primeira Tira “Manchete" na ACTION com Boogie Woogie Waltz; uma série de histórias curtas aprofundadas no lado impressionista da vida urbana em Tóquio dos dias modernos, lidando com o abuso das drogas, perversão sexual e rock. 

1977 - Otomo visitou Nova York, e em seu retorno criou NIPPON Sayonara, narrando à história de um professor japonês de artes marciais que vivem em Manhattan. Na época, ela foi a mais longa obra em quadrinhos sustentada pelo Otomo. 


1979 - Otomo embarcou em sua primeira obra de forma muito verdadeira com a despótica serie de Ficção Científica FIREBALL. Embora nunca tenha sido concluída, FIREBALL é significativa, pois foi a primeira incursão de Otomo para ficção científica realística, e introduziu uma série de conceitos e temas que passaram a ser características em suas obras posteriores - especialmente o de tecnologia vs homem. 

1980-1982 - Otomo seguindo FIREBALL com mais ambição criou DOMU - história de horror sobre os duelos paranormais em um complexo habitacional degradado de Tóquio, Foi serializada na ACTION sobre o curso de dois anos. DOMU foi extremamente popular, e Levou Otomo a conseguir seu primeiro Premio mainstream Sucess. 

Otomo estava em seu ponto mais prolífico durante este período, também produzia intensamente a sombria guerra épica KIBUN WA MO SENSO (roteirizado pelo aclamado romancista japonês, Toshihiko Yahagi, adaptando-se a partir de seu próprio romance), e IT'S A CRAZY, CRAZY WORLD - uma série popular com parodias de diversas obras clássicas, incluindo as de Charles Perrault e Lewis Carroll. 

Em 1981 ele também realizou o seu primeiro longa-metragem em filme de 16mm - Give Us Guns - enquanto que em 1982 ele trabalhou com animação pela primeira vez, projetando vários personagens um anime épico Harmagedon. E depois, claro, foi a vez de Akira. 

06 de Dezembro 1982-1990 - Akira começou ser Serializado com edições bimensal na Young Magazine. Ao longo do seu percurso de oito anos, a épica obra-prima de Otomo transformou-o em uma estrela em seu próprio país, e mudou para sempre a forma de percepção do mangá no Ocidente.

1983 - O coleção DOMU ganhou o prêmio Grand Prix de melhor ficção científica (o equivalente a Nebulosa do Japão) - o primeiro mangá a ter ganhado o prestigiado premio.

1984 - Otomo recebeu o Oitavo premio Kodansha Comics-Strip pelo Akira.

1986 - Otomo fez a sua estreia profissional na direção de um episódio de THE LABYRINTH STORY para a televisão japonesa.

1988 - Otomo dirigiu a abertura e fechamento da Produção Robot Carnival - uma versão insana de anime de Fantasia, exceto com robôs gigantes em vez de animais.

1988-1995 - AKIRA foi publicado pela primeira vez nos EUA para os leitores maduros da linha Épica da Marvel. Lançado em 38 Squarebound "Formato estante" a mais de 7 anos, a versão Épica foi colorida digitalmente por Steve Oliff na Olyoptics sob a supervisão Otomo (Akira foi o primeiro HQ serializado a ser colorido inteiramente por computador - Oliff ganhou um Eisner por seus esforços em , 1992).

A serialização coincidiu com o lançamento da versão em desenho animado de Akira no Japão - escrito e dirigido pelo próprio Otomo. Na época, foi o anime mais caro já feito (orçado em mais de um bilhão de ienes), e foi o mais vendido na bilheteria daquele ano.

O filme recebeu um lançamento limitado nos EUA no final de 1988, selecionados principalmente nos cinemas de arte recebeu ótimas críticas e audiências sell-out. Logo após o lançamento do Vídeo, Akira se tornou um enorme sucesso no Ocidente, levando o primeiro Anime a se tornar Cult no início dos anos noventa.

1990 - O sucesso de Akira marcou o início da retirada de Otomo do mundo dos quadrinhos. THE LEGEND OF THE MOTHER SARAH, mais uma vez serializada na revista Young, foi até à data das realizações dos últimos principais trabalhos realizado por Otomo na área. Otomo só forneceu os scripts para este conto futuro de uma mãe em busca de seus filhos perdidos Dentro de um deserto pós-apocalíptico, com o novato Takumi Nagayasu manipulação as tarefas de Arte.

1991 - primeira incursão do Otomo em viver na produção de filmes de ação com o lançamento de WORLD APARTMENT HORROR lançado no Japão. Uma comédia de terror com um toque sobrenatural sobre um yakuza de baixo nível que foi designado em uma semana para expulsar os habitantes de imigrantes de um prédio degradado, WORLD APARTMENT HORROR estreia o aclamado ator / diretor Sabu (que ganhou prêmio de melhor revelação por sua performance no Yokohama Film Festival). 


Otomo também escreveu o roteiro do mecha-SF comédia de anime Roujin Z, dirigido por Hiroyuki Kitakubo, que trabalhou com Otomo na versão cinematográfica de Akira. 

1995 - MEMORIES, um filme de antologia composta por três curtas de animação experimental, estreou no Japão. Cada segmento do filme foi baseado em um mangá produzido por Otomo. Otomo Dirigiu o terceiro segmento do filme intitulado Cannon Fodder. . O título do filme vem do título original do mangá, o primeiro segmento do filme é baseado na proporia obra original, embora o titulo tenha sido mudado para MAGNETIC ROSE. 

1997-1998 - Otomo atuou como "supervisor" em dois anime criticamente aclamado - o horror psicológico Perfect Blue (dirigido por Satoshi Kon, que também criou a adaptação do mangá de Otomo WORLD APARTMENT HORROR) e os mais tradicionais SF / ação / aventura Spriggan - dirigido por Hirotsugu Kawasaki. 

2000 - Dark Horse Adquire os direitos do Akira nos EUA, e defini sobre a publicação de todos os seis volumes em seu original, o formato de grandes dimensões preto e branco. Dark Horse ganhou os prêmios Eisner para melhor Coleção/projeto arquivado e da melhor Edição americana de material estrangeiro já editado em 2002. 

2001 - Otomo providenciou o roteiro para a adaptação do mangá para o anime de maior sucesso da lenda Osamu Tezuka - METROPOLIS.

2004 - Otomo lança Steamboy, o seu segundo grande lançamento do anime na sequência de Akira. No mesmo Ano Steamboy foi o ganhador do premio de melhor Animação exibida em filme no Festival internacional de Filmes na Catalunha. 

2006 - Foi produzida uma adaptação do mangá/ Anime Mushishi para o filme Live-action lançado em 2007 com a direção de Otomo. 

Não se teve mais nenhuma notícia sobre os Futuros trabalhos realizados por Otomo, tento apenas especulações de que Otomo seria Produtor Executivo no Filme em Live-Action da sua famosa Obra Akira.

Tradução e Adaptação por: Jose J. R. Bazán

Fonte: http://www.akira2019.com/katsuhiro-otomo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário